O que é IPCA?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal indicador da inflação no Brasil e mede a variação dos preços de uma cesta de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras.
Esse índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é usado pelo Banco Central para definir a meta de inflação do país.
O IPCA reflete o custo de vida das famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, e sua variação é uma das formas mais comuns de acompanhar a inflação no país.
O objetivo desse índice é fornecer informações sobre a evolução dos preços no país, permitindo avaliar o impacto da inflação na economia e na vida das pessoas.
Além disso, o IPCA é utilizado para a correção de diversos valores na economia, como contratos, aluguéis, rendimentos e reajustes salariais.
Qual é o IPCA?
Em novembro de 2024, o índice ficou em 0,39%, segundo o IBGE, acumulando uma alta de 4,87% nos últimos 12 meses.
O objetivo do IPCA é fornecer informações sobre a evolução dos preços no país, permitindo avaliar o impacto da inflação na economia e na vida das pessoas.
Como o IPCA é calculado?
O cálculo envolve a coleta de preços de produtos e serviços em diversas regiões do Brasil, em diferentes estabelecimentos comerciais, e de uma amostra representativa das famílias brasileiras.
Esses dados são coletados mensalmente e analisados conforme a importância de cada item no orçamento das famílias. O IBGE então calcula a variação do preço desses itens ao longo do tempo, gerando o índice.