O que é crédito rotativo?
O crédito rotativo é uma forma de financiamento oferecida por instituições financeiras, geralmente associada a cartões de crédito.
Ele permite que os consumidores paguem apenas uma parte do valor total de sua fatura de cartão de crédito, o chamado pagamento mínimo, deixando o restante em aberto para ser financiado pelo banco com a cobrança de juros rotativo.
Essa parte não paga integralmente é conhecida como "saldo rotativo". Ao optar pelo crédito rotativo, o cliente está sujeito a juros e demais encargos cobrados pela instituição financeira.
Além disso, é importante mencionar que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também é aplicado nesse tipo de transação, impactando os custos totais.
Como funciona o crédito rotativo?
Como todo empréstimo, ele vem atrelado a juros e demais encargos cobrados pela instituição financeira. Para entrar no rotativo, o cliente precisa pagar um valor inferior ao total, mas superior ao valor mínimo da fatura.
Desde 2017, com a Resolução 4.549, este tipo de crédito só pode ser cobrado uma vez por mês, então, se você percebeu irregularidades no valor da sua fatura, entre em contato com a central de atendimento do seu banco e informe a irregularidade.
Por que o crédito rotativo é importante?
Cada instituição financeira possui uma taxa de juros própria para o rotativo, então, a forma como é cobrada dependerá da sua instituição financeira.
O Banco Central do Brasil divulga, mensalmente, o valor do rotativo de instituições financeiras cadastradas. Confira a taxa do seu banco!
Caso você não consiga pagar o valor da fatura seguinte, após o rotativo, o banco poderá oferecer uma nova modalidade de pagamento – como o parcelamento.
É preciso ter em mente que, assim como toda operação de crédito, o rotativo também é um empréstimo. A empresa, ao liberar a opção, já considera a possibilidade do valor não ser devolvido na data combinada – no caso, o vencimento da fatura. E é por isso que a taxa de juros é cobrada.