Código de verificação do cartão é mais uma das medidas de segurança adotadas para proteger o seu dinheiro.
Quando fazemos uma compra online com o cartão de crédito, um dos itens solicitados para confirmação é o CVV, um código de três ou quatro dígitos que costumar estar na parte de trás do cartão.
Sem ele não é possível ir adiante, mesmo que você tenha todos os outros dados do cartão.
Porém, você sabe o que é CVV e como ele funciona?
Essa é mais uma entre as muitas medidas de segurança adotadas para fazer compras online.
O código é mais uma garantia de que quem está fazendo a compra de fato tem o cartão em mãos, evitando que em eventuais vazamentos de dados suas informações possam ser utilizadas.
De acordo com dados da pesquisa Impressões Digitais e suas relações com pessoas e empresas, desenvolvida pela Kaspersky, quase 20% dos brasileiros já tiveram o seu cartão de crédito utilizado indevidamente por outra pessoa.
Portanto, preocupações com segurança nunca são demais e protegem a sua estabilidade financeira.
Neste artigo vamos explicar em detalhes o que é o CVV do cartão de crédito e como ele funciona para proteger as suas transações online.
O que é CVV?
CVV é uma sigla em inglês para Card Verification Value, algo como “Valor de Verificação do Cartão”, em tradução direta.
O termo CVV ainda pode ter outros significados, que variam de acordo com o banco emissor ou a bandeira do cartão.
Dessa forma, podemos vincular a o significado de CVV a termos como Card Validation Code (“Código de Validação do Cartão”) ou Card Verification Code (“Código de Verificação do Cartão”).
Na prática, ele é um código de três dígitos que fica no verso do seu cartão e é solicitado quando fazemos uma compra online e serve para validar os demais dados do cartão – nome completo, número do cartão e data de validade, além do seu CPF.

Leia também: Confira o melhor dia de compras do seu cartão
Em linhas gerais, é como se ele substituísse a sua senha, evitando que você precise digitá-la em ambientes online.
E como ele foi criado? A ideia do CVV surgiu na década de 90, no Reino Unido. Michael Stone, funcionário da Equifax, criou um código alfanumérico de 11 dígitos.
A técnica de validação foi adotada pela UK Association for Payment Clearing Services (APACS) e reduzida para os três ou quatro dígitos que conhecemos hoje.
Como o CVV é gerado?
O código CVV, de três ou quatro dígitos, é gerado a partir de um cálculo feito por um algoritmo. Esse algoritmo leva em consideração todas as outras informações do cartão, como número e data de vencimento.
O resultado é um número exclusivo, que garante a autenticidade de uma compra. É como se ele fosse uma assinatura digital.
Além disso, existem outras características do número do CVV que o tornam exclusivo. O CVV só está presente no cartão físico e o código é impresso no cartão sem relevos, não podendo ser escaneado ou decalcado.
Esse número também não é mostrado em comprovantes de pagamento e nem em notas fiscais. No caso dos cartões virtuais, o app gera na hora um código CVV.
Onde fica o CVV no cartão de crédito?
Na maioria das vezes, o CVV é um código de três dígitos que fica localizado na parte de trás do cartão, logo ao lado do campo destinado à assinatura.
Há cartões de crédito em que o CVV fica na parte da frente, no canto direito, mas eles não são maioria.
Já no caso dos cartões virtuais, geralmente é preciso entrar no aplicativo correspondente do banco para gerar um novo número a cada compra.
Assim, mesmo que alguém intercepte seus dados, não poderá utilizá-los em uma futura transação.

Leia também: O que é e para que serve anuidade do cartão?
Para que serve o CVV?
O CVV é, inicialmente, uma ferramenta de proteção do cartão de crédito, tanto para o consumidor quanto para os comerciantes.
No caso dos consumidores, ele funciona como uma camada extra de segurança, uma espécie de senha que valida o uso dos demais dados do cartão de crédito – sem ele, não é possível fazer compras online, por exemplo.
Já para quem é comerciante, o CVV também atua como uma proteção extra contra fraudes, pois se o CVV foi digitado, então quem fez a compra online estava de posse do cartão.
Ele se tornou uma poderosa ferramenta no final da década de 90, quando o volume de compras online aumentou e, consequentemente, o número de fraudes em decorrência disso, já que qualquer um de posse do número de um cartão poderia efetuar uma compra.
1. Proteção contra fraudes
Infelizmente, é comum lermos notícias relacionadas a vazamentos de dados de clientes na internet. Isso pode acontecer por diversos fatores, desde negligência a ataques cibernéticos.
Caso isso aconteça com você, o CVV funciona como uma barreira de segurança, pois mesmo que pessoas mal-intencionadas tenham os dados do seu cartão de crédito em mãos, não conseguirão finalizar uma compra sem o CVV.
2. Verificação de autenticidade
O código CVV funciona como uma assinatura digital. Ao inseri-lo em uma compra você valida os demais dados – nome completo, número do cartão e data de validade.
Em alguns casos, pode ser exigido ainda que o cartão correspondente esteja vinculado ao seu CPF. Nos cartões digitais, um novo número de cartão e um novo CVV é gerado a cada compra.
3. Segurança de informações pessoais
Por fim, vale lembrar que o CVV existe para proteger as suas informações pessoais.
Já pensou se você tivesse que digitar a senha do cartão toda vez que fizesse uma compra online?
No primeiro deslize, bandidos poderiam ter acesso até mesmo a saques na sua conta corrente. O CVV impede isso, pois trata-se de um número completamente diferente das suas senhas.
CVV Dinâmico do novücard: Muito mais proteção
Você é daqueles que acredita que segurança nunca é demais? Nós também! Por isso, adotamos o CVV Dinâmico.
Com ele, suas compras com o cartão virtual gratuito novücard funcionam de forma diferente.
Cada vez que você solicita os dados do seu cartão no aplicativo, um novo código é gerado e será válido por 1 hora.
Após esse período, ele deixará de funcionar automaticamente e será necessário requisitar um novo.
Dessa forma, você garante que ninguém possa fazer compras ou cometer fraudes com seu cartão se o seu CVV cair nas mãos erradas.
Para usar, é fácil: basta acessar o seu aplicativo novücard, clicar em “ver dados”, informar a sua senha e garantir suas compras online mais seguras e protegidas!
Lembrando que para utilizar o cartão virtual é necessário que o seu cartão físico esteja desbloqueado.
Conclusão
O CVV é sinônimo de segurança e proteção para os seus dados pessoais que de fato ajuda consumidores e lojistas a se prevenirem contra fraudes.
Quanto mais camadas de segurança existirem, melhor para a sua conta e o CVV foi uma das primeiras proteções adotadas.
Não se esqueça ainda de sempre conferir a sua fatura para ver se não há compras desconhecidas registradas.
Quem gerencia gastos e faz controle financeiro poderá identificar com facilidade quando uma compra indevida aparece. Ao perceber algo de errado, comunique o seu banco imediatamente.